Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

Ementa portuguesa inspira jantar-temático no Rio de Janeiro

A historiadora portuguesa radicada no Brasil Ana Roldão, especialista em culinária dos séculos XVIII e XIX, coordena, a partir desta semana, jantares-temáticos, no Rio de Janeiro, que aliam comida portuguesa à história luso-brasileira.

Ementa portuguesa inspira jantar-temático no Rio de Janeiro
Notícias ao Minuto

11:50 - 23/08/14 por Lusa

País Historiadora

O evento, realizado pelo restaurante Lorenzo Bistrô, no bairro Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, começou no início deste ano e já contou com cerca de dez programações diferentes, envolvendo temas da história francesa e italiana.

A primeira versão ligada à tradição portuguesa ocorreu nesta terça-feira, com a intervenção da historiadora Ana Roldão, que apresentou fotos e explicações sobre os pratos ao longo das degustações.

"Foi um jantar sobre a chegada da família real portuguesa, entre os itens da ementa, tivemos uma sopa de culi da Rainha [consomé de frango, com presunto cru e amêndoas], que se pensa que era uma das preferidas da D. Maria I", contou à Lusa a historiadora, responsável pela elaboração da lista de pratos.

As receitas foram retiradas do livro "Arte de Cozinha", escrito pelo 'chef' Lucas Rigaud, cozinheiro real da época, e preparadas pela equipa de cozinheiros do Lorenzo Bistrô.

A entrada é harmonizada com um espumante Cava Codorniu Brut Clasico, supostamente um dos preferidos da princesa Carlota Joaquina, mulher do rei João VI.

Como prato principal, foram servidos um creme aveludado de bacalhau em trouxinhas de massa filo, e arroz de pato, ambos acompanhados de vinhos da Quinta da Chocapalha, escolhidos pela relação que o proprietário da vinícola à época, Diogo Duff, mantinha com João VI.

"O bacalhau foi sem dúvida trazido para o Brasil pelos portugueses, assim como o hábito de beber vinho", ressalta a especialista.

A "degustação-histórica" terminou com uma sobremesa de ovos reais e sorvete de limão e canela, seguido de uma degustação de Velhotes Porto Cálem.

A ideia, segundo o organizador do evento, e responsável pela escolha dos vinhos, Maurício Kaufman, é continuar com a série de jantares portugueses, procurando inspiração na história e nos poetas lusitanos.

"Estamos a considerar que o próximo poderia ser inspirado nos amores de Pedro I [D. Pedro IV de Portugal], em suas três mulheres, Leopoldina e Amélia [mulheres oficiais] e a amante Domitila de Castro [Marquesa de Santos] e criar em cima dos pratos que elas gostavam", avança.

Ana Roldão acrescenta que estuda outros episódios reais, até à queda da monarquia no Brasil, já no final do século XIX, em 1889, além de temas inspirados em poetas e estórias literárias relacionadas com a culinária portuguesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório