Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Portugal com mais condenações por tráfico de pessoas

Desde 2007 registaram-se 38 pessoas condenadas por tráfico de seres humanos, ano em que o crime passou a abranger a exploração laboral e a extração de órgãos. Contudo, este número tem vindo a aumentar sendo que, desde o início do ano, já foram detidas 16 pessoas, revela o Público.

Portugal com mais condenações por tráfico de pessoas
Notícias ao Minuto

07:40 - 18/08/14 por Notícias Ao Minuto

País Justiça

Cerca de 38 pessoas foram condenadas por tráfico de seres humanos desde 2007, ano em que o crime passou a incluir a exploração laboral e a extração de órgãos, ou seja, nunca houve tantas condenações. Desde janeiro de 2014 já se registam 16 condenações, avança o Público.

O Ministério da Justiça relevou que os tribunais de primeira instância dão conta de três condenados em 2008, cinco em 2009 e seis em 2012. Refira-se que em 2009 existiram dois condenados que não entraram para a contagem por terem sido sujeitos a penas mais severas pelo crime de associação criminosa.

Já o Serviço Nacional de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) revela que houve dois condenados por tráfico de pessoas, lenocínio, auxílio à imigração ilegal, em Vila Nova de Famalicão. No início deste ano, outros dez foram também detidos, por tráfico de pessoas e branqueamento de capitais.

A Polícia Judiciária, outro órgão de controlo deste tipo de crime, conta que no ano passado condenou quatro indivíduos por tráfico de pessoas angariadas em Portugal e exploradas em Espanha. Em junho, houve seis condenações em Beja por tráfico de pessoas da Roménia com destino a Portugal.

Juntando os dados do SEF E PJ contabilizam-se 16 condenados e pelo menos mais um caso estará em vias de chegar a tribunal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório