Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Pais contestam mudança de gestão do enriquecimento curricular

A Assembleia Municipal de Odivelas vai votar na terça-feira uma proposta de alteração da gestão das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), uma intenção que está a motivar o descontentamento e a contestação das associações de pais.

Pais contestam mudança de gestão do enriquecimento curricular
Notícias ao Minuto

18:57 - 28/07/14 por Lusa

País Odivelas

Em causa está uma proposta da Câmara Municipal de Odivelas, aprovada na última reunião do executivo, que visa a entrega da gestão das AEC do 1.º ciclo do ensino básico, até agora geridas pelas associações de pais a instituições particulares de solidariedade social (IPSS).

A proposta, que vai ser novamente discutida na terça-feira em Assembleia Municipal, não está a ser bem aceite pelas associações de pais, que criticam o executivo de não ter apresentado "motivos válidos" para a mudança de gestão.

"Até maio as associações de pais eram as melhoras gestoras e agora já não servem. Fomos apanhados de surpresa com esta decisão e não a entendemos", afirmou hoje à agência Lusa o presidente da Federação Regional de Lisboa das Associações de Pais (FERLAP), Isidoro Roque.

O responsável referiu que até ao momento já houve duas reuniões com a Câmara de Odivelas, mas que em nenhuma o executivo "conseguiu justificar" os motivos que estão por detrás desta decisão.

"Há muitas dúvidas que permanecem. Que garantias de melhor serviço é que as IPSS darão relativamente àquilo que faziam as associações de pais? E qual vai ser o futuro dos funcionários contratados pelas associações de pais?", questionou.

Nesse sentido, Isidoro Roque lamentou que a Câmara de Odivelas não tivesse discutido com as associações de pais a questão antes de a apresentar como "um facto consumado".

"Entendemos que foi uma falta de respeito. Amanhã estaremos na Assembleia Municipal para manifestar a nossa oposição", afirmou.

Numa nota enviada à agência Lusa, fonte da Câmara de Odivelas refere que as AEC do concelho vão ser geridas em conjunto por oito agrupamentos escolares, quatro IPSS e quatro associações de pais e encarregados de educação.

A mesma nota indica que a mudança na gestão das AEC visa "promover a qualidade pedagógica do serviço prestado, bem como a eficácia organizacional das parcerias estabelecidas".

"Temos igualmente como desiderato a estabilidade dos docentes que lecionam as referidas atividades de enriquecimento curricular", lê-se.

A sessão da Assembleia Municipal de Odivelas decorre a partir das 17:00 nos Paços do Concelho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório