Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Portugal sobrerrepresentado em instituições europeias

A conclusão surge num estudo que o Expresso revela, Richard Rose e Alexander Trechsel, apoiado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS): percentualmente, Portugal está sobrerrepresentado na Comissão Europeia e no Parlamento Europeu.

Portugal sobrerrepresentado em instituições europeias
Notícias ao Minuto

18:15 - 12/05/14 por Noticias Ao Minuto

País União Europeia

Os portugueses correspondem a 2,1% da população da União Europeia (UE). No entanto, 6% dos funcionários da Comissão e 4,2% dos funcionários do Parlamento são portugueses, colocando o país à frente de países como a Finlândia, a Suécia, a Áustria e até Alemanha, diz um estudo FFMS a que o Expresso dá destaque. Na Comissão, esta questão representação nota-se também nas posições administrativas, onde as decisões políticas são tomadas: três quartos dos colaboradores portugueses integram estas posições administrativas.

O estudo intitulado ‘Participação na tomada de decisões da UE: Portugal numa perspetiva comparativa’ mostra ainda que nos altos cargos administrativos, 5,7% dos funcionários são portugueses.

Entre os cerca de 33 mil funcionários na Comissão Europeia, 875 são de nacionalidade portuguesa, dos quais 57% são homens. No Parlamento Europeu trabalham ainda 358 portugueses.

O Expresso pormenoriza também que três em cada cinco dos portugueses que seguiram para a Comissão o fizeram por sentirem um "compromisso político com a Europa". Em segundo lugar nas razões surge a perspetiva de ter um salário melhor e mais segurança no emprego, o que pode ajudar a compreender por que razão países como a Alemanha estão sub-representados nesta instituições europeias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório