Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Algarve já tem 90 locais para autocaravanas

O Algarve tem 90 locais de concentração de autocaravanas, mas só 12 estão devidamente estruturados, estando a ser desenvolvida uma rede de áreas infraestruturadas para melhorar a qualidade da estadia.

Algarve já tem 90 locais para autocaravanas
Notícias ao Minuto

11:49 - 16/03/14 por Lusa

País CCDR

"A criação de uma rede de áreas infraestruturadas de autocaravanas, segundo os padrões de qualidade europeus, é fundamental para complementar os parques de campismo atuais e contribui para valorizar a economia e a imagem da região", disse à agência Lusa o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região (CCDR) do Algarve.

Numa simples projeção, com base no estudo realizado em 2008 e os valores que a CCDR tem acompanhado recentemente, o presidente da CCDR Algarve estimou que em 2013, o Algarve tenha recebido mais de 120 mil autocaravanistas.

"Só de 2013 para 2014, o crescimento, nas áreas acompanhadas é superior a 15%", revelou David Santos, reconhecendo a urgência em criar uma rede de áreas infraestruturadas de autocaravanas.

A estratégia de criação da rede vai passar, segundo David Santos, por organizar o litoral e criar condições de estadia e desenvolver as áreas de serviço no interior.

Segundo o presidente da CCDR, há razões mais do que suficientes para a "operacionalização da estratégia para o acolhimento do autocaravanismo", um trabalho que está em curso coordenado pela CCDR Algarve, em parceria com a Região de Turismo do Algarve, Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), e associações representativas do autocaravanismo.

O presidente da CCDR Algarve anunciou que vai "em breve" reunir-se com a AMAL no "sentido de ouvir os responsáveis pela resolução de alguns problemas que ainda subsistem, como é o caso da Câmara de Silves, concelho onde a autarquia preparou um projeto para a criação de uma área de serviço e paragem para este tipo de viaturas.

No Algarve, o autocaravanismo desenvolve-se sobretudo nos meses de inverno e da primavera (o pico é o mês de março), recordou David Santos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório