Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Adli Mansur prestou hoje juramento como novo Presidente do Egipto

Adli Mansur prestou hoje juramento como novo Presidente do Egito diante da assembleia geral do Supremo Tribunal Constitucional, instância judicial presidida pelo novo chefe de Estado até hoje.

Adli Mansur prestou hoje juramento como novo Presidente do Egipto
Notícias ao Minuto

11:38 - 04/07/13 por Lusa

Mundo Cargo

"Juro por Deus todo-poderoso defender o sistema republicano, respeitar a Constituição e a lei, atender ao povo, proteger a independência nacional e a integridade territorial", disse Mansur ao assumir o cargo.

Mansur foi nomeado na quarta-feira, depois de um golpe militar que derrubou Mohamed Morsi, eleito há um ano nas primeiras eleições presidenciais democráticas.

O novo chefe de Estado disse que assume o poder "com grande honra, durante o período interino, até à celebração das eleições presidenciais, num futuro próximo", que o próprio Presidente deve convocar e supervisionar.

"A revolução de 30 de junho corrigiu a revolução de 25 de janeiro de 2011 (que derrubou o Presidente Hosni Mubarak)", sublinhou Mansur, acrescentando que nesta data, quando milhões de manifestantes saíram às ruas para pedir a renúncia de Morsi, houve "a reunificação do povo egípcio, sem divisões".

O novo Presidente enfatizou que não se deve venerar o governante ou um tirano e pediu que os egípcios permaneçam em alerta.

Mansur recebeu uma grande ovação dos participantes da cerimónia de posse quando agradeceu o papel das Forças Armadas na crise, dizendo que são "a consciência desta nação e a fortaleza para protegê-la".

O Presidente deposto continua oficialmente com o seu paradeiro desconhecido, ainda que fontes da Irmandade Muçulmana tenham dito hoje que foi separado da sua equipa presidencial e levado para o Ministério da Defesa, no qual se encontrará detido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório