Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Irão e Coreia do Norte ameaçam tratado anti-armamento nuclear

Genebra, 22 abr - Os programas nucleares do Irão e da Coreia do Norte põem em causa a credibilidade do tratado global que pretende evitar a proliferação de armamento nuclear, afirmou hoje em Genebra um alto responsável norte-americano.

Irão e Coreia do Norte ameaçam tratado anti-armamento nuclear
Notícias ao Minuto

21:28 - 22/04/13 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Os programas nucleares do Irão e da Coreia do Norte põem em causa a credibilidade do tratado global que pretende evitar a proliferação de armamento nuclear, afirmou hoje em Genebra um alto responsável norte-americano.

À margem de um encontro preparatório para a cimeira sobre o tratado de não-proliferação, agendado para 2015, o secretário adjunto norte-americano para a segurança internacional, Thomas Countryman, revelou aos jornalistas uma particular preocupação com o Irão, caso venha a obter armas nucleares.

A confirmação de que o Irão - signatário daquele tratado - possa possuir armamento nuclear irá causar "mais estragos ao tratado [de não-proliferação] do que qualquer outra coisa que tenha acontecido até aqui", sublinhou Countryman.

Para este alto-responsável norte-americano, tanto o programa de enriquecimento nuclear iraniano como os testes nucleares já executados pela Coreia do Norte "excedem em muito qualquer uso civil imaginável" e o mundo precisa de lhes responder com "diplomacia internacional".

Sobre a Coreia do Norte, que já realizou três testes nucleares, Thomas Countryman recordou que o regime adquiriu e desenvolveu tecnologia para armamento nuclear antes de romper com o tratado em 2003.

"Há outros estados que são hoje membros do tratado, mas continuam a adquirir tecnologia que poderá ser usada para armas nucleares. É preciso que haja consequências para essas acções", reforçou Countryman.

O tratado de não-proliferação vigora desde anos 1970 com uma agenda anti-armamento nuclear que os países signatários tentam cumprir.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório