Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Eleições na República Centro-Africana decorrem com normalidade

Os eleitores da República Centro-Africana estão desde as 06:00 locais de hoje a votar para a segunda volta das presidenciais e repetição das legislativas.

Eleições na República Centro-Africana decorrem com normalidade
Notícias ao Minuto

13:45 - 14/02/16 por Lusa

Mundo Votação

De acordo com relatos dos meios internacionais, como a agência France Presse, a votação decorre com normalidade desde as 06:00 locais (05:00 em Lisboa) e deve prolongar-se até às 15:00 (hora de Lisboa).

Os antigos primeiros-ministros Anicet Georges Dologuélé (23% dos votos na primeira volta) e Faustin Archange Touadéra (19,4%) disputam o cargo de Presidente.

Dologuélé conta com o apoio do partido do ex-chefe de Estado François Bozizé, derrubado em 2013, e do terceiro classificado na primeira volta, Désiré Nzanga Kolingba (12,04%).

Touadéra tem o apoio do quarto classificado na primeira volta, Martin Ziguélé (11,43%), e de 21 dos 30 que disputaram o cargo de Presidente em dezembro.

As legislativas, com mais de mil candidatos, têm de ser repetidas, depois do Tribunal Constitucional ter anulado o resultado do escrutínio de 30 de dezembro devido a "numerosas irregularidades", registadas em quase todos os 140 círculos eleitorais.

Estão inscritos perto de dois milhões de eleitores, num país de 4,8 milhões de habitantes.

As eleições gerais na República Centro-Africana, um dos países mais pobres do mundo, visam acabar com a crise política iniciada com a deposição, em março de 2013, do Presidente François Bozizé pela coligação Séléka, de maioria muçulmana, o que desencadeou combates mortais entre os partidários desta coligação e milícias cristãs.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório