Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Japão apoia sistema antimíssil norte-americano na península da Coreia

O Japão manifestou hoje apoio à instalação na península coreana de um sistema antimíssil dos EUA, depois de no domingo Washington e Seul terem anunciado o início de conversações formais com esse objetivo.

Japão apoia sistema antimíssil norte-americano na península da Coreia
Notícias ao Minuto

06:01 - 08/02/16 por Lusa

Mundo Conversações

O ministro porta-voz do Governo japonês, Yoshihide Suga, disse que Tóquio considera "apropriadas" as negociações anunciadas pelos EUA e pela Coreia do Sul poucas horas depois de a Coreia do Norte ter lançado um 'rocket' de longo alcance que a comunidade internacional considera ter sido um teste de mísseis balísticos.

Foi a primeira vez que Seul se pronunciou claramente sobre o projeto de instalar em território sul-coreano o sistema antimíssil dos Estados Unidos THAAD, a que Pequim se opõe.

O ministro porta-voz do Japão disse ainda, na mesma conferência de imprensa de hoje, que é "vital" a assinatura de um pacto para troca de dados e informações com a Coreia do Sul com o objetivo de controlar melhor os movimentos do regime norte-coreano.

No domingo, o Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou "firmemente" o lançamento, no mesmo dia, de um 'rocket' pela Coreia do Norte e anunciou que vai aprovar em breve novas sanções contra o país.

A declaração do Conselho foi unânime, o que significa que foi apoiada pela China, o principal aliado de Pyongyang, e pelos restantes 14 países que compõem o Conselho de Segurança.

O órgão executivo da ONU reuniu-se de emergência no domingo, a pedido dos Estados Unidos, do Japão e da Coreia do Sul, depois de a Coreia do Norte anunciar o lançamento do 'rocket'.

Peritos da Coreia do Sul estimam que o míssil possa ter um alcance de mais de 10 mil quilómetros, uma distância superior à que separa a península coreana do território continental dos Estados Unidos da América.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório