Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Altos quadros da maior petrolífera chinesa condenados por corrupção

Dois altos quadros chineses, considerados próximos de Zhou Yongkang, o mais alto líder chinês condenado por corrupção desde a fundação da Republica Popular da China, em 1949, foram presos na segunda-feira, informou a agência oficial Xinhua.

Altos quadros da maior petrolífera chinesa condenados por corrupção
Notícias ao Minuto

09:43 - 13/10/15 por Lusa

Mundo China

Jiang Jiemin, 60 anos, que liderou a maior petrolífera chinesa, a China National Petroleum Corporation, foi condenado a 16 anos de prisão por abuso de poder e ter recebido subornos no valor de 14,04 milhões de yuan (quase dois milhões de euros).

De acordo com a sentença citada pela Xinhua, o tribunal decidiu também confiscar um milhão de yuan (mais de 138 mil euros) do património de Jiang.

No mesmo dia, Li Chuncheng, 50 anos, e ex vice-chefe do Partido Comunista chinês (PCC) na província de Sichuan, no oeste do país, foi condenado a 13 anos de prisão, por ter aceitado subornos no valor de 39,8 milhões de yuan (5,5 milhões de euros), entre 1999 e 2012.

Ambos os julgados são vistos como próximos do ex-chefe da Segurança da China, Zhou Yongkang, condenado em junho passado a prisão perpétua por corrupção, abuso de poder e divulgação de segredos de Estado.

Foi a principal figura atingida pela campanha anticorrupção iniciada após a ascensão à chefia do PCC do atual presidente, Xi Jinping, em novembro de 2012.

Desde que subiu ao poder, Xi prometeu "combater tanto as moscas como os tigres", numa alusão aos altos quadros do PCC que durante muito tempo pareciam agir com total impunidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório