Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
27º
MIN 16º MÁX 28º

Israel rejeita pedido de construção nos colonatos após ataques palestinianos

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, rejeitou o pedido do Comité de Colonos de Samaria para permitir a construção nos colonatos judeus do território ocupado da Cisjordânia, em resposta aos últimos ataques palestinianos, informa hoje a imprensa local.

Israel rejeita pedido de construção nos colonatos após ataques palestinianos
Notícias ao Minuto

08:04 - 07/10/15 por Lusa

Mundo Netanyahu

Numa reunião na terça-feira à noite, que se prolongou por três horas e meia, Netanyahu disse aos líderes do Comité de Colonos de Samaria, nome israelita para o território ocupado da Cisjordânia, que este não é o momento certo para construir.

"Estamos certos de que fazem enormes esforços em tudo o que tem que ver com os colonatos. Mas, infelizmente, não recebemos respostas aceitáveis, do nosso ponto de vista", lamentou o presidente deste organismo ao jornal Maariv Avi Roe.

Por seu lado, Yosi Dagan, chefe do Conselho Regional de Samaria, lamentou não ter recebido "resposta aos pedidos da maioria absoluta de Israel", e disse esperar "construir em Jerusalém [oriental] e na Judeia e Samaria, apesar das pressões europeias e norte-americanas".

Os líderes dos colonos reuniram-se com o primeiro-ministro e com o ministro da Defesa, Moshe Yaalón, para analisar a situação da segurança na zona após uma escalada de violência nas últimas semanas, em que cinco israelitas morreram em ataques palestinianos.

Os colonos exigem que se relance a construção dos colonatos em resposta a estes ataques, uma possibilidade que Netanyahu rejeitou por motivos diplomáticos, segundo o diário Yediot Aharonot.

"Os norte-americanos foram claros ao dizer que, se for aprovado qualquer plano de construção nos colonatos, não vetarão a proposta francesa no Conselho de Segurança, segundo a qual os colonatos são ilegais", explicou o primeiro-ministro, segundo fontes governamentais citadas pelo Yediot Aharonot.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório