Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Secretário-geral da ONU apela à calma em Jerusalém e na Cisjordânia

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, alertou hoje para a escalada de violência em Jerusalém e na Cisjordânia e apelou à calma na região.

Secretário-geral da ONU apela à calma em Jerusalém e na Cisjordânia
Notícias ao Minuto

15:35 - 04/10/15 por Lusa

Mundo Conflito

Através de um porta-voz, Ban Ki-Moon condenou a violência que levou à morte de dois israelitas na Cidade Velha de Jerusalém, num ataque com arma de fogo e faca, perpetrado por um palestiniano, que causou ainda ferimentos numa mulher e numa criança.

"Recordando o recente ataque a uma família israelita na zona ocupada da Cisjordânia, numa onda de violência e extremismo que atingiu a região, o secretário-geral da ONU está profundamente preocupado com os últimos acontecimentos que indicam uma escalada da violência", disse o porta-voz.

Ban-Ki-moon manifestou-se também "profundamente preocupado" com as declarações de militantes palestinianos, designadamente do Hamas.

"É urgente que os líderes condenem a violência e os incidentes, mantendo a calma e fazendo tudo para evitar uma escalada da violência", salientou.

Existe o receio que violência esporádica possa originar uma espiral de violência sem controlo, com alguns observadores a alertar para o eventual surgimento de uma nova intifada.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, regressou dos Estados Unidos para consultas com o ministro da Defesa Moshe Yaalon, devendo o seu gabinete de segurança reunir-se segunda-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório