Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Hungria reforça legislação anti-imigração de emergência

O Parlamento da Hungria reforçou hoje a legislação anti-imigração daquele país, em resposta ao afluxo sem precedentes de refugiados que procuram chegar à Europa ocidental através do território húngaro.

Hungria reforça legislação anti-imigração de emergência
Notícias ao Minuto

16:13 - 04/09/15 por Lusa

Mundo Parlamento

Proposta pelo Governo do primeiro-ministro conservador e populista Victor Orbán, a nova legislação reforça, entre outros aspetos, as possibilidades de destacamento do exército nas fronteiras, bem como torna a imigração ilegal passível de ser punível com uma pena de prisão até três anos.

Adotado de emergência e por uma larga maioria (140 votos contra 33), o diploma declara um "estado de crise", um nível que na Hungria precede ao estado de emergência, e concede maiores poderes ao Governo.

"Uma nova era vai começar a 15 de setembro", a data prevista da entrada em vigor da nova legislação anti-imigração, declarou, num comunicado, o chefe do Governo húngaro, que reivindica há vários meses o regresso das prerrogativas nacionais em matéria de imigração no seio da União Europeia (UE).

Cerca de 300 migrantes fugiram hoje de um campo de acolhimento no sul da Hungria, perto da fronteira com a Sérvia, levando as autoridades a encerrar provisória e parcialmente o posto fronteiriço.

Na capital húngara, Budapeste, há vários dias que milhares de migrantes esperam nas imediações de uma das principais estações ferroviárias por uma oportunidade para embarcar com destino aos países do norte.

Hoje, cerca de mil desses migrantes começaram a abandonar a zona para tentar chegar a pé à Áustria, segundo jornalistas no local.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório