Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
27º
MIN 16º MÁX 28º

Jornalistas britânicos detidos na Turquia transferidos de prisão

Os dois jornalistas britânicos a quem a justiça turca decretou prisão preventiva na segunda-feira, com base em acusações de "terrorismo", foram transferidos para uma prisão em Adana (sul), disseram hoje fontes da ordem dos advogados.

Jornalistas britânicos detidos na Turquia transferidos de prisão
Notícias ao Minuto

16:50 - 02/09/15 por Lusa

Mundo Adana

Os dois repórteres do portal eletrónico de notícias norte-americano Vice News, Jake Hanrahan e Philip Pendlebury, e o tradutor iraquiano que os acompanhava foram detidos na quinta-feira quando faziam a cobertura de confrontos entre as forças de segurança e os rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, proibido) no sudeste da Turquia.

Um tribunal de Diyarbakir, a grande cidade do sudeste de maioria curda, acusou os jornalistas de "participação em atividades terroristas", alegando terem tido contacto com organizações como o grupo 'jihadista' Estado Islâmico e o PKK. A decisão suscitou numerosas críticas.

Tahir Elci, responsável da ordem dos advogados de Diyarbaki, disse à agência France Presse que os jornalistas foram transferidos para a prisão de Adana devido à falta de tradutores de inglês.

A Vice News, que nega as acusações feitas aos jornalistas e exige a sua libertação imediata, criticou a transferência.

"Esta decisão aparece como uma obstrução manifesta de um processo judicial justo repetidamente prometido pela Turquia", disse Kevin Sutcliffe, um responsável do meio de comunicação social para a Europa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório