Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Aviação turca ataca intensamente posições curdas no norte do Iraque

Dezenas de aviões de combate F-16 da força aérea turca atacaram hoje novamente posições dos rebeldes curdos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no norte do Iraque, anunciaram duas televisões turcas.

Aviação turca ataca intensamente posições curdas no norte do Iraque
Notícias ao Minuto

19:43 - 30/07/15 por Lusa

Mundo Conflito

Os ataques aéreos, particularmente intensos segundo as cadeias NTV e CNN-Turk, contando com 30 aparelhos, foram lançados em represálias pelo ataque que decorreu durante a tarde contra uma coluna militar no sudeste do país, e onde foram mortos três soldados.

No espaço de uma semana, as forças armadas turcas confirmaram dezenas de ataques aéreos contra objetivos do PKK, mas apenas mencionaram três contra o EI.

Em paralelo, as autoridades judiciais turcas desencadearam ainda hoje um processo judicial com o líder político pró-curdo Selahattin Demirtas por "perturbação da ordem pública" e "incitamento à violência", anunciou a agência governamental Anatolia.

Os factos atribuídos a Demirtas remontam a outubro de 2014, mas a abertura deste inquérito surge em plena ofensiva do poder islamita-conservador contra os rebeldes curdos.

Ainda segundo a Anatolia, e caso seja julgado, Demirtas poderá incorrer numa pena de 24 anos de prisão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório