Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Sobe para 42 número de mortos em naufrágio nas Filipinas

Pelo menos 42 pessoas morreram e 11 outras continuam desaparecidas após o naufrágio de um 'ferry', ocorrido esta quinta-feira, no centro das Filipinas, informaram hoje fontes policiais.

Sobe para 42 número de mortos em naufrágio nas Filipinas
Notícias ao Minuto

08:10 - 03/07/15 por Lusa

Mundo Autoridades

As equipas de resgate recuperaram seis corpos desde que mergulhadores alcançaram o interior do barco, antes de terem sido obrigadas a suspender as buscas devido ao mau tempo, informa a CNN Filipinas.

Segundo dados da guarda costeira filipina, a bordo do "MV Kim Nirvana-B" seguiam 173 passageiros e 16 membros da tripulação.

Vários sobreviventes relataram que a embarcação se voltou, de forma repentina, devido à forte ondulação, pelo que muitos dos passageiros não tiveram tempo para abandonar o barco antes de se afundar, ficando encurralados no seu interior.

Além disso, outros acusaram a tripulação do barco de não ter distribuído coletes salva-vidas, apesar das más condições meteorológicas.

O chefe do serviço de guarda costeira de Visayas Oriental, o capitão Pedro Tinampay, declarou que a embarcação não viajava sobrecarregada, já que tinha capacidade para 178 passageiros.

Contudo, outro dos sobreviventes do acidente, citado pelos 'media' locais, disse que o barco transportava também centenas de sacos de cimento e de arroz.

O Presidente das Filipinas, Benigno Aquino, ordenou uma investigação exaustiva.

Segundo o porta-voz da presidência, Abigail Valte, a guarda costeira destacou uma equipa de especialistas em acidentes marítimos que analisa vários cenários, como a possibilidade de excesso de carga e a aptidão do capitão e dos tripulantes.

Tanto o capitão do barco como a tripulação estão sob custódia.

O barco rumava à ilha de Camotes, a cerca de 40 quilómetros a sudoeste de Ormoc, quando se deparou com grandes ondas e virou a apenas a uma centena de metros do porto donde zarpou.

A agência meteorológica das Filipinas tinha advertido os pescadores para o perigo de saírem para o mar na região de Visayas Oriental, à qual pertence Ormoc.

Dezenas de pessoas morrem anualmente em acidentes marítimos nas Filipinas, a maioria em naufrágios causados pelo mau tempo, incumprimento de normas de segurança e deficiente manutenção dos equipamentos ou sobrecarga.

O acidente mais grave na história moderna da navegação comercial sucedeu nas Filipinas, em 1987, quando o 'ferry' Dona Paz se afundou após colidir com um petroleiro, causando 4.341 mortes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório