Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Grécia vai honrar "os seus compromissos como puder"

A Grécia, confrontada com problemas de liquidez, vai honrar "todas as obrigações financeiras", "na medida em que esteja em situação de pagar", declarou hoje um porta-voz do governo, Gabriel Sakellaridis.

Grécia vai honrar "os seus compromissos como puder"
Notícias ao Minuto

15:55 - 25/05/15 por Lusa

Mundo Governo

"Na medida em que estejamos em situação de pagar, pagaremos todas as obrigações" financeiras, afirmou em conferência de imprensa, a menos de duas semanas de um pagamento de Atenas ao Fundo Monetário Internacional (FMI), um dos credores do país, no valor de 300 milhões de euros.

O porta-voz afirmou que a capacidade de reembolsar as obrigações é "responsabilidade do Governo", mas acrescentou que também é "responsabilidade dos credores respeitar os compromissos dos empréstimos".

Gabriel Sakellaridis desmentiu um cenário de controlo de capitais para travar o levantamento de depósitos bancários, que têm decorrido a um ritmo elevado nos últimos cinco meses, apesar de "os problemas de liquidez serem conhecidos" e criarem "condições de asfixia da economia grega".

O porta-voz repetiu que o objetivo do Governo é chegar a acordo com os credores "em fins de maio, início de junho", para que seja desbloqueada uma parte ou a totalidade dos 7,2 mil milhões de euros do empréstimo concedido ao país em 2012.

Estas declarações surgem depois de o ministro do Interior, Nikos Voutsis, ter afirmado no domingo que a Grécia não tem dinheiro para pagar em junho ao FMI.

Em maio, a Grécia pagou 750 milhões de euros ao FMI recorrendo a um fundo de emergência e agora tem de fazer pagamentos nos dias 05, 12, 16 e 19 de junho, num total de 1,574 mil milhões de euros.

Atenas tem também de fazer pagamentos aos funcionários, aos reformados e à Segurança Social no valor de cerca de 2,2 mil milhões de euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório