Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Aviões do exército nigeriano atacam posições de Boko Haram

O exército nigeriano lançou hoje ataques aéreos e uma operação terrestre contra o grupo extremista islâmico Boko Haram, na periferia da cidade de Bauchi, no nordeste do país, segundo uma fonte militar e moradores.

Aviões do exército nigeriano atacam posições de Boko Haram
Notícias ao Minuto

15:51 - 29/03/15 por Lusa

Mundo Jihad

Os soldados combatem por via terrestre os islamistas, na localidade de Dungulbe, a sete quilómetros da cidade, enquanto dois caças atacam as posições inimigas, depois do Boko Haram ter levado a cabo vários ataques contra as assembleias de voto, nas eleições que tiveram início no sábado e se prolongam durante o dia de hoje, destalhou a mesma fonte, que pediu o anonimato.

"A operação continua, mas os terroristas sofreram perdas pesadas e estão a ser derrotados", afirmou.

O grupo extremista chegou a Dungulbe pelas 10:00 (a mesma hora em Lisboa) e montaram um acampamento de onde se preparavam para invadir a cidade de Bauchi, de acordo com o morador Mudassir Hambali.

"Eles chegaram a bordo de 20 veículos e carregavam armas pesadas", continuou Hambali, acrescentando que quando percebeu o que se passava, apanhou um autocarro e fugiu com a família.

"Eu vi um grande comboio de soldados que se dirigiam para a aldeia a caminho de Bauchi", continuou.

Por sua vez, um morador da aldeia de Inkil, a dois quilómetros de Dungulbe, Anas Uballe, afirmou ter visto dois aviões militares lançando bombas e ouvir enormes explosões.

Os ataques decorrem no segundo dia das renhidas eleições presidenciais e legislativas do país, depois do processo eleitoral ter sido suspenso em algumas localidades devido a problemas técnicos com o novo sistema de acreditação de eleitores, que não permitia a leitura dos novos cartões com dados biométricos, nomeadamente do próprio presidente Goodluck Jonathan.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório