Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Samaras manifesta-se confiante na vitória do seu partido

O primeiro-ministro grego em funções, Andonis Samaras, mostrou-se hoje confiante na vitória do seu partido, a conservadora Nova Democracia, nas eleições antecipadas que estão a decorrer na Grécia.

Samaras manifesta-se confiante na vitória do seu partido
Notícias ao Minuto

11:36 - 25/01/15 por Lusa

Mundo Grécia

"Nestas eleições há um grande número de pessoas embora indecisas. Elas determinarão o resultado", disse Samaras ao depositar o seu voto no colégio eleitoral de uma pequena localidade de Pilos, ao sul de Peloponeso.

O líder conservador disse que enfrentou os comícios "com otimismo" porque "nada vai arriscar a trajetória europeia" da Grécia.

Com isso, aludiu ao seu principal rival do partido de esquerda Syriza, Alexis Tsipras, a quem acusou de querer levar a Grécia para fora do euro.

"Estas eleições são cruciais para o nosso futuro e o futuro dos nossos filhos. Hoje decidimos se seguimos em frente com força, com segurança, com confiança, ou se embarcamos em aventuras", concluiu Andonis Samaras.

Por outro lado, o líder do To Potami, Stavros Theodorakis, que concorre pelo terceiro lugar com o movimento neonazi Aurora dourada, os socialistas do Pasok e os comunistas do KKE, afirmou ao votar em Jania, Creta, que a Grécia vai "castigar os partidos políticos que provocaram esta situação".

A Grécia "parece que decidiu mudar de primeira força política e castigar os que conduziram a esta situação, a Nova Democracia e o Pasok", adiantou o líder do partido To Potami.

Theodorakis acrescentou que estas eleições oferecem à Grécia a "oportunidade de votar a favor daqueles que têm sabedoria e coragem para mudar o país sem derrubá-lo todo e evitar os que querem lançar o país à aventura".

Segundo as sondagens, To Potami, fundado há 11 meses, pode alcançar entre 5% e 7% dos votos.

Também Alexis Tsipras prestou declarações depois de ter cumprido o ato eleitoral.

"O nosso futuro comum na Europa não é o futuro da austeridade", disse aos jornalistas Alexis Tsipras, depois de votar no bairro popular Kypseli, em Atenas.

O povo grego "vai recuperar a dignidade", disse Tsipras, que é apontado como o favorito para ganhar as eleições legislativas.

"Hoje, o povo helénico vai dar o último passo para recuperar a sua dignidade, para viver um futuro com solidariedade, para voltar à esperança, o fim do medo, o regresso da democracia e a dignidade do nosso país", adiantou Tsipras, após ter depositado o seu voto, tendo feito uma declaração para os meios de comunicação social gregos e outra, mais breve, em inglês, para os media internacionais.

Entretanto, o ministro do Interior grego em funções, Mijalis Theojaridiss, disse que o sufrágio está a decorrer sem incidentes.

"A votação iniciou-se às 7:00 e está a decorrer sem problemas. Houve atrasos em algumas mesas de votação porque, por causa do mau tempo, os presidentes não conseguiram chegar a tempo. Tudo segue com normalidade", afirmou.

No total, cerca de 9,8 milhões de eleitores vão votar para eleger 300 deputados.

A votação vai decorrer durante 12 horas, até às 15:00 locais (17:00 em Lisboa).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório