Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

China quer construir primeiro comboio de alta velocidade na Índia

A China, país com a maior rede de comboios de alta velocidade do mundo, negoceia com vizinha Índia a possibilidade de construir a primeira linha ferroviária do tipo no subcontinente, que uniria Nova Deli e Chennai, informa hoje o China Daily.

China quer construir primeiro comboio de alta velocidade na Índia
Notícias ao Minuto

06:55 - 26/11/14 por Lusa

Mundo Negociações

Caso as negociações sejam bem-sucedidas, esta seria a segunda linha de alta velocidade mais extensa do mundo, com 1.754 quilómetros, depois de Pequim-Cantão, com 2.298 quilómetros, inaugurada em dezembro de 2012.

O projeto, com um orçamento de 200.000 milhões de yuan (26.138 milhões de euros), seria desenvolvido em conjunto por empresas de ambos os países.

A imprensa indiana também indicou recentemente que representantes das duas companhias ferroviárias do país, High Speed Rail Corp e Rail Vikas Nigam, vão deslocar-se esta semana à China para continuar os contactos, iniciar estudos de viabilidade e assinar os primeiros acordos de cooperação na matéria.

O projeto faz parte de um plano nacional de redes de alta velocidade elaborado pelo Governo do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, que procura estabelecer seis linhas com as quais se pretende que fiquem unidas entre si, por comboios que circulem a 300 quilómetros por hora, quatro das principais cidades do país: Nova Deli, Chennai, Bombaim e Calcutá.

A China tem mais de 14.000 quilómetros de linhas de alta velocidade -- mais que o resto dos países do mundo juntos -- construídas em apenas um lustro, pelo que as empresas chinesas do setor aspiram exportar esta tecnologia para todo o mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório