Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Fuzileiro suspeito de matar transsexual transferido para Filipinas

Um fuzileiro da Marinha norte-americana suspeito do homicídio de um transexual filipino foi transferido na quarta-feira para o quartel-geral do exército das Filipinas, sob a pressão da opinião pública que rejeita que o militar fique nas mãos dos norte-americanos.

Fuzileiro  suspeito de matar transsexual transferido para Filipinas
Notícias ao Minuto

06:33 - 22/10/14 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Joseph Scott Pemberton foi transportado de helicóptero para uma base em Manila (Camp Aguinaldo), onde será detido conjuntamente por militares norte-americanos e filipinos, anunciou o general filipino Gregorio Catapang.

Manila e Washington acordaram as condições de detenção do suspeito, que fazia parte de um contingente de fuzileiros que tinha participado em exercícios militares conjuntos, acrescentou em conferência de imprensa.

Até à data, o suspeito estava detido a bordo de um navio americano, o que era contestado por grupos hostis à presença militar americana nas Filipinas e família da vítima.

O corpo de Jennifer Laude, transexual de 26 anos também conhecido pelo nome de Jeffrey, foi descoberto a 12 de outubro num quarto de hotel.

O caso é referido como um teste ao "Acordo sobre as forças visitantes", assinado pelos dois países em 1998, que define a responsabilidade penal das tropas americanas destacadas nas Filipinas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório