Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"França não é o doente da Europa"

O chefe do governo francês Manuel Valls e a chanceler Angela Merkel encontraram-se esta segunda-feira em Berlim para discutir a situação francesa e europeia. No encontro entre os dois responsáveis governativos, o primeiro-ministro francês apresentou a sua agenda reformista para o país que lidera e, ao lado de Merkel, afirmou que ?França não é o doente da Europa?.

"França não é o doente da Europa"
Notícias ao Minuto

18:32 - 22/09/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Manuel Valls

O primeiro-ministro francês Manuel Valls encontrou-se esta segunda-feira em Berlim com Angela Merkel para discutir a situação europeia, mas também, especificamente, a francesa. A chanceler alemã disse-se impressionada com o programa de reformas apresentado por Valls e o primeiro-ministro francês quis marcar posição ao afirmar que “França não é o doente da Europa”.

Manuel Valls acaba de apresentar uma agenda de reformas e julgo que é impressionante a quantidade de medidas que a França está a implementar. Há muitas oportunidades para criar crescimento sem dinheiro adicional”, atirou a chanceler após o encontro entre os dois. Esta declaração surge quando Merkel insiste que a nível europeu se tem de apostar na consolidação das contas públicas, sendo que, em França, se reclama mais investimento estatal.

"Eu entendo as dúvidas e as perguntas do povo alemão, e por vezes da imprensa alemã- Eu quero dizer aos alemães que as reformas vão ser feitas. França não é o doente da Europa", referiu por seu lado o primeiro-ministro francês, como que asseverando que a contenção económica estará presente no plano que apresentará à Comissão Europeia.

"Os alemães amam a França que cumpre os seus compromissos, os franceses amam os alemães que os compreendem", asseverou Valls. Relembre-se que o primeiro-ministro gaulês pediu mais tempo para descer o défice francês para os 3% acordados a nível europeu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório