Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Washington condena "abominável" ataque contra mesquita sunita

Os Estados Unidos condenaram veementemente o "abominável" ataque perpetrado contra uma mesquita sunita no Iraque, com Washington a instar todos os dirigentes iraquianos a unirem-se contra o extremismo islâmico.

Washington condena "abominável" ataque contra mesquita sunita
Notícias ao Minuto

06:16 - 23/08/14 por Lusa

Mundo Iraque

Membros de uma milícia xiita mataram, na sexta-feira, a tiro pelo menos 70 pessoas num ataque a uma mesquita a nordeste de Bagdade -- numa aparente retaliação pela morte de milicianos xiitas na região --, o qual poderá comprometer os esforços do governo iraquiano para mobilizar a comunidade sunita para a sua luta contra os 'jihadistas' do Estado Islâmico (EI).

Em comunicado, o Departamento de Estado norte-americano condena o "brutal" atentado e sublinha a "necessidade urgente de os dirigentes iraquianos de todo o espectro político adotarem medidas para ajudar a unificar o país contra todos os grupos extremistas violentos".

Ao final do dia, o departamento informou de uma conversa telefónica entre o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e o seu homólogo iraquiano, Hoshyar Zebari, durante a qual concordaram que se deve avançar rapidamente na formação de um governo em Bagdade.

O ataque, na mesquita Musab bin Omair, na localidade de Bin Wais, na província de Diyala, ocorreu depois de milicianos xiitas terem sido mortos em combates na zona, segundo fontes militares e policiais citadas pela agência France Presse.

Segundo outras fontes, o atentado foi uma retaliação de um atentado à bomba contra uma patrulha xiita.

A província de Diyala é uma das abrangidas pela ofensiva lançada no Iraque a 09 de junho pelos 'jihadistas' do grupo sunita Estado Islâmico e, esta sexta-feira, forças curdas e federais lançaram uma operação para recuperar a zona de Jalawla, tomada pelos 'jihadistas' a 11 de agosto.

Mediante o avanço dos radicais, o exército iraquiano recorreu às milícias xiitas, que antes combateu, para apoiarem as forças federais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório