Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Por que deixamos para amanhã o que podemos fazer hoje?

Há vários anos que investigadores tentam perceber o que está por detrás da mania das pessoas em adiar as tarefas que têm para fazer. A Exame Brasil compilou cinco teses que ajudam a perceber melhor a procrastinação.

Por que deixamos para amanhã o que podemos fazer hoje?
Notícias ao Minuto

12:08 - 06/08/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

Quem é que nunca deixou para amanhã uma tarefa que podia fazer hoje? A prática é recorrente e tem uma explicação. Ou várias.

Estudos feitos por investigadores constataram que há vários motivos para a procrastinação. Entre eles está o facto de algumas pessoas terem predisposição genética para adiar.

A conclusão é de investigadores da Universidade do Colorado, EUA, e dá conta de que as pessoas mais impulsivas tendem a adiar mais do que as que cedem menos aos impulsos.

Além disso, a sensação de prazer ao optar por uma tarefa mais ‘simpática’ leva os humanos a repetir o comportamento, conduzindo a sucessivos adiamentos. Mas atenção: adiar demais algo importante cria, mais tarde, a sensação de falhanço e pânico.

A dificuldade em tomar decisões é outro dos motivos para o adiamento. Quando as pessoas estão menos concentradas, tendem a tomar decisões com base no instinto, logo, menos conscientes.

A pesar na balança da procrastinação está ainda a perda de autocontrolo e o pessimismo com que as pessoas tendem a olhar para tarefas que, afinal, não são assim tão chatas ou complicadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório