Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
27º
MIN 16º MÁX 28º

Problemas técnicos param TGV turco na viagem inaugural

O comboio TGV que transportava o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, esteve parado durante meia hora na sua viagem inaugural entre Ancara e Istambul, devido a problemas técnicos, noticiou a televisão turca.

Problemas técnicos param TGV turco na viagem inaugural
Notícias ao Minuto

17:50 - 25/07/14 por Lusa

Mundo Ancara-Istambul

O comboio esteve parado devido a um problema com cabos suspensos fora da cidade de Izmit, enquanto Erdogan e a sua delegação esperaram que a viagem com destino a Istambul recomeçasse.

Engenheiros tentaram resolver o problema e após uma paragem de 30 minutos o comboio recomeçou a viagem.

Este percalço é um enorme embaraço para as autoridades encarregues do projeto, que teve vários problemas e atrasos.

O chefe dos caminhos de ferro turcos, Suleyman Karaman, afirmou ao canal televisivo NTV que o problema nunca tinha acontecido antes e que teria início uma investigação.

O projeto tem tido vários problemas. Não só a inauguração foi atrasada para julho, devido a testes, mas um dos novos comboios teve um acidente, colidindo com um vagão de serviços durante a manutenção.

Erdogan, cujo partido islâmico-conservador AKP (Partido pela Justiça e Desenvolvimento) domina a política turca há mais de 10 anos, esforça-se por se apresentar como um homem que tem transformado a Turquia num país moderno, num nível comparável ao dos seus vizinhos europeus.

O projeto de ligação ferroviária Ancara-Istambul representa uma despesa de 4,25 mil milhões de dólares (3,15 mil milhões de euros). O projeto começou em 2003, pouco tempo após o AKP chegar ao poder, e só ficou concluído 11 anos depois.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório