Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

'Vírus' dos juros baixos afasta portugueses dos Certificados de Aforro

Produtos financeiros são cada vez menos recompensadores. Descida das Euribor mostram o 'lado negro' na rentabilidade dos títulos de dívida.

'Vírus' dos juros baixos afasta portugueses dos Certificados de Aforro
Notícias ao Minuto

11:05 - 31/07/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Investimento

Os bolsos dos portugueses com empréstimos de longo prazo têm recebido alívios sucessivos graças às descidas das taxas Euribor. Com taxas historicamente baixas em vários prazos, as revisões dos contratos trazem vantagens, encorajando os bancos a passar os benefícios para a carteira dos clientes.

No entanto, nem tudo são rosas no que toca à taxa de empréstimos interbancários. A descida das taxas de juro tem um efeito negativo nos rendimentos dos produtos financeiros de dívida, em particular aqueles que estão diretamente ligados à Euribor a três meses.

Os Certificados de Aforro estão a ser particularmente afetados pela variação negativa dos juros, tornando-se um produto cada vez menos aliciante para os novos subscritores. Segundo as contas do Jornal de Negócios, quem subscrever este tipo de produto de dívida pública em agosto será confrontado com a taxa de ganhos mais baixa dos últimos cinco anos: 0,706%.

Graças ao menor prémio, os Certificados estão a perder subscritores: segundo dados do IGCP, no mês de junho registou-se um saldo positivo de apenas 11 milhões de euros, entre novas subscrições e resgate de valores aplicados. No mesmo período, os depósitos comparáveis registaram um balanço positivo de 1.934 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório