Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Muitas vezes é "desnecessário" tomar antibiótico

Estudo conclui que uma em cada três prescrições de antibióticos é “inapropriada”.

Muitas vezes é "desnecessário" tomar antibiótico
Notícias ao Minuto

07:02 - 04/05/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Cientistas alertam que o abuso da toma de antibióticos leva ao surgimento de mais infecções resistentes aos antibióticos.

Um problema que afeta dois milhões de pessoas e mata 23 mil todos os anos só nos Estados Unidos, segundo o estudo dos US Centers for Disease Control and Prevention.

O estudo, publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA), concluiu que uma em cada três receitas de antibióticos é “desnecessária”.

A Dra. Katherine Fleming-Dutra e os seus colegas descobriram que nos Estados Unidos 12.600 das mais de 184 mil visitas ao médico resultaram em prescrições de antibióticos. Os diagnósticos mais comuns que levaram a esta prescrição foram sinusite, infeções de ouvidos e dores de garganta.

Sendo que “metade das prescrições de antibióticos para doenças respiratórias agudas pode ter sido desnecessária, o que representa 34 milhões de prescrições de antibióticos anualmente", destaca o estudo, citado pelo Daily Mail.

Apesar de este estudo ter sido feito com base em dados da saúde e população norte-americana, os cientistas alertam que esta questão da toma demasiado frequente de antibióticos é uma questão que afeta todos os países desenvolvidos e que tem gerado a resistência aos fármacos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório