Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Os sonhos influenciam no descanso?

A resposta é sim. Saiba porquê.

Os sonhos influenciam no descanso?
Notícias ao Minuto

12:13 - 24/01/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Comportamento

Possivelmente já se sentiu cansado ao acordar depois de ter passado toda a noite a sonhar com situações estranhas e abstratas. Esta situação é recorrente e interfere com a qualidade do sono, diz o médico Eduard Estivill.

Segundo o especialista, em declarações ao El País, “para lembrar um sonho [a meio da noite] é preciso acordar” e, por isso, só dormem “bem” as pessoas que “dizem nunca lembrar-se dos sonhos”.

Partilhando a mesma opinião, o médico Diego Garcia diz ainda que “se as pessoas que lembram os detalhes dos sonhos é porque acordaram múltiplas vezes durante a noite”.

Mas não são todos os sonhos que interferem com a qualidade do sono, diz Diego Garcia, destacando que “a relação não é causal”. A intensidade dos sonhos (com ou sem movimentos bruscos) e o conteúdo (se abstrato ou não) são fatores que influenciam com a forma como o sonho interfere com a qualidade do sono, podendo deixar a pessoa menos ou mais descansada.

Para o médico especialista em distúrbios do sono, Àlex Ferre, o facto de sonhar “é mais positivo do que negativo”, o mal está em “recordá-lo”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório