Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Xarope de milho e açúcar: dois lados da mesma moeda?

Na hora de escolher uma opção saudável, estas duas alternativas devem ficar de fora. Saiba porquê.

Xarope de milho e açúcar: dois lados da mesma moeda?
Notícias ao Minuto

11:00 - 30/11/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

O açúcar é o ‘oitavo pecado capital’ e um dos principais causadores das atuais doenças de estilo de vida. Com cada vez mais pessoas e entidades a declarar guerra aberta ao açúcar refinado, torna-se importante encontrar alternativas saudáveis a este adoçante.

Mas, são todas as alternativas disponíveis no mercado saudáveis? Não, longe disso. E o xarope de milho (ou xarope de glicose) é um exemplo.

Embora seja usado como alternativa ao açúcar tradicional – e visto por muitos como uma substituição saudável – o xarope de milho tem as mesmas calorias e provoca um impacto idêntico no corpo do que o açúcar, lê-se no Huffington Post.

Estes dois ingredientes são feitos com base nas mesmas duas moléculas, a frutose e a glicose, e a única diferença é que no açúcar as duas moléculas estão ligadas uma à outra, enquanto tal não acontece com o xarope de milho. O xarope de milho move-se mais rapidamente para o sangue, mas tal como o açúcar, faz aumentar igualmente os riscos de problemas cardiovasculares.

“Mesmo que haja uma pequena diferença entre os dois [açúcar e xarope de milho], temos uma abundância de dados que provam que ambos aumentam os fatores de risco para doenças cardiovasculares”, lê-se num estudo publicado na revista American Journal of Clinical Nutrition e citado pelo Huffington Post.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório