Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Guia Michelin revela restaurantes premiados na Península Ibérica

A Michelin divulga hoje os restaurantes distinguidos com uma, duas ou três estrelas na edição de 2016 do seu guia para a Península Ibérica, que será apresentado esta noite em Santiago de Compostela, na Galiza.

Guia Michelin revela restaurantes premiados na Península Ibérica
Notícias ao Minuto

06:40 - 25/11/15 por Lusa

Lifestyle Gastronomia

Na edição deste ano, os restaurantes portugueses têm os melhores resultados de sempre, com um total de 14 estabelecimentos a receber uma classificação do Guia Michelin.

O restaurante Belcanto, em Lisboa, conquistou a segunda estrela ('cozinha excelente, vale a pena o desvio') do "guia vermelho", juntando-se nesta categoria ao Vila Joya, em Albufeira, e ao Ocean, em Porches.

Entre as novidades, o Pedro Lemos, no Porto, recebeu a primeira estrela ('muito bom na sua categoria'), e o São Gabriel, em Almancil, recuperou a estrela que tinha perdido na edição anterior.

Mantiveram uma estrela Michelin os seguintes estabelecimentos: Willie's (Vilamoura), Henrique Leis (Almancil), Il Gallo d'Oro (Funchal), Casa da Calçada (Amarante), Fortaleza do Guincho (Cascais), The Yeatman (Vila Nova de Gaia), Feitoria (Lisboa), Eleven (Lisboa) e L'And Vineyards (Montemor-o-Novo).

Portugal continua a não ter nenhum restaurante com a distinção máxima, três estrelas, referentes a uma 'cozinha de nível excecional, que justifica a viagem'.

Na edição de 2015, os restaurantes espanhóis e portugueses conquistaram um número recorde de estrelas: 183, no total, dos quais a esmagadora maioria (169) em Espanha. Destes, oito têm a classificação máxima.

Criado no início do século XX para ajudar os viajantes nas suas deslocações, o Guia Michelin é hoje considerado uma referência mundial na qualificação de restaurantes. Portugal entrou no roteiro em 1910.

Os inspetores do guia valorizam, na avaliação dos restaurantes, a qualidade dos produtos, o ponto de cozedura, os sabores, a criatividade, a regularidade da cozinha e a relação qualidade/preço.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório