Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Por que passar horas sem comer não ajuda a emagrecer

O hábito de comer de três em três horas é muito recomendado por médicos e nutricionistas, tanto para o bem da saúde como da perda de peso.

Por que passar horas sem comer não ajuda a emagrecer
Notícias ao Minuto

21:45 - 29/07/15 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Dieta

Apesar de ser recomendado por médicos e nutricionistas que se coma de três em três horas, há muitas pessoas que não levam esta informação em conta, acreditando que o melhor método para emagrecer é comer o mínimo de vezes possível.

Estar numa dieta para perder peso não significa que tem de passar fome. Trata-se de um mito que pode sabotar o seu objetivo de perder peso, como destaca o site Bolsa de Mulher.

Deve ingerir pequenas quantidades de comida ao longo do dia para estimular o metabolismo e evitar cair em tentações. Se precisa de mais motivos para comer mais regularmente, o mesmo site reuniu alguns factos que podem ajudar.

Quando passa muito tempo sem comer, o nível de glicose no sangue cai. O cérebro entende esta falta de glicose como uma ameaça e entra em estado de ‘economia de energia’ para garantir que sobrevive mesmo que não coma tão cedo.

Fica mais lento, mal-humorado e queima menos calorias. Tudo devido ao estado de ‘economia de energia’ que o cérebro adota devido à falta de glicose.

Sente necessidade de consumir hidratos de carbono ou doces, para compensar o nível de glicose rapidamente.

O corpo queima músculo para obter energia. Já lhe aconteceu estar muitas horas sem comer e de repente sentir a fome a passar? Isto acontece porque o corpo começou a queimar massa muscular para obter energia.

Vai comer demais à refeição. Se passar muitas horas sem comer vai sentir uma fome exagerada na próxima refeição, fazendo com que ingira mais comida do que necessita ou do que iria comer se tivesse feito uma pequena refeição umas horas antes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório