Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Está sempre a sonhar acordado? Pode sofrer deste distúrbio

Os ‘viciados em sonhos’ sofrem de um distúrbio psicológico pouco estudado que pode dever-se a traumas sofridos na infância.

Está sempre a sonhar acordado? Pode sofrer deste distúrbio
Notícias ao Minuto

00:01 - 28/07/15 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Psicologia

É comum falar-se em ‘sonhar acordado’, quando ‘fugimos’ para o mundo da fantasia enquando estamos aborrecidos numa conversa chata, por exemplo. Segundo aponta a Psychology Today, cerca de 96% das pessoas perdem-se temporariamente em sonhos durante o dia.

Mas sonhar acordado pode ser um problema de saúde. Estes ‘viciados em sonhos’ sofrem de uma condição psicológica chamada Maladaptive Daydreaming (MD) (sonhos compulsivos ou mal-adaptados), conceito apresentado pelo professor Eli Somer.

Esta condição consiste na atividade de fantasiar excessivamente de modo a ignorar tarefas sociais e básicas do quotidiano.

Vários especialistas sugerem que ‘sonhar acordado’ pode ser bom para a memória funcional mas o problema surge quando estes sonhos durante o dia vão longe demais.

Este distúrbio pode surgir na sequência de um trauma vivido na infância, como uma forma de refúgio da realidade.

Entre os possíveis sintomas de Maladaptive Daydreaming, condição que só começou a ser estudada em 2002, estão: Vício de ‘sonhar acordado’, fazendo com que a pessoa fique perdida nos seu sonhos na maior parte do tempo; Estes sonhos são detalhados e elaborados, como um filme; a pessoa faz movimentos repetitivos enquanto ‘sonha acordada’ ou fica na cama preso neste mundo de fantasia e até tem dificuldades em adormecer.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório