Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 26º

Prevenir doenças crónicas com a alimentação

Alguns alimentos são ingredientes-chave para a prevenção das mais variadas doenças. E as crónicas não são exceção.

Prevenir doenças crónicas com a alimentação
Notícias ao Minuto

18:04 - 07/07/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dicas

Na hora de preparar o organismo para combater as mais variadas doenças, nada melhor do que apostar na alimentação. Esta é a teoria mais defendida por médicos e nutricionistas que vêm nos produtos naturais a melhor forma de prevenir o corpo contra agressões externas e também internas.

À revista Exame, a especialista em Nutrição Cintia Azeredo revela quais os melhores alimentos para prevenir o aparecimento de doenças crónicas, como a Diabetes, a hipertensão, a obesidade ou mesmo condições cardíacas.

Os alimentos, por si só, são ótimos aliados à saúde, contudo, um estilo de vida saudável e ativo é crucial para o bom funcionamento do organismo e da mente, fundamentais para o bem-estar e saúde em geral.

Abacate – gordura monoinsaturada, vitamina E, vitamina C, ácido fólico, ferro, fosforo e magnésio são apenas alguns dos nutrientes que fazem do abacate uma estrela da alimentação diária, embora seja ainda muito rejeitado pelo seu valor calórico. Este alimento deve ser incluído na alimentação pelo poder antioxidante, capaz de ajudar no controlo dos níveis de colesterol, evitando, assim, doenças cardiovasculares.

Castanha do Pará – este fruto seco originário do Brasil é um dos alimentos ainda pouco consumidos pelos portugueses mas que deve, o mais rápido possível, ser incluído da dieta pelo elevado valor nutricional. Vitaminas do compleco V, zinco, magnésio e gordura mono e polinsaturada são apelas alguns dos ‘amigos’ presentes neste alimento, que combate o envelhecimento celular, como indica a publicação.

Frutos vermelhos – sejam morangos, cerejas, amoras, framboesas, mirtilos… os frutos ‘vermelhos’ são ótimos antioxidantes e portadores de vitamina C, vitamina do complexo B e zinco, nutrientes que melhoram a saúde do coração e da mente.

Vegetais em tons escuros – os verdes escuros devem ser sempre incluídos nas refeições principais, uma vez que são os vegetais com melhores níveis de vitaminas A, C e K e ácido fólico, cálcio, magnésio e fibras. Anemia, osteoporose e problemas cardiovasculares são algumas das doenças que ajudam a combater.

Grãos integrais – para os amantes de pães e cereais, os grãos integrais são a melhor opção de todas. Diz a publicação que além de vitaminas várias, os alimentos feitos com base em grãos integrais são portadores de bons níveis de fibra e ómega 3, ajudando no controlo do colesterol e dos níveis de glicose no sangue, fundamental para a Diabetes. Mas não só, os alimentos integrais são ainda ‘parceiros’ de um estilo de vida saudável pelo poder de saciedade, fazendo com que se coma menos e, por consequência, se evite o excesso de peso.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório