Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Polémica nas redes sociais com anúncio no site Maria Capaz

Um anúncio publicado no Facebook na página do projeto Maria Capaz gerou uma onda de indignação por parte dos utilizadores.

Polémica nas redes sociais com anúncio no site Maria Capaz
Notícias ao Minuto

20:21 - 21/05/15 por Notícias Ao Minuto

Fama Facebook

Um anúncio publicado esta quinta-feira na página do projeto feminino Maria Capaz começava da seguinte forma: “Designers portugueses, ilustradores, artistas gráficos - Este desafio é para vocês! Se a Maria Capaz fosse um símbolo gráfico... Um logótipo... Como seria? Já temos um nome... agora precisamos de um símbolo que seja identificativo, muito próprio... que represente quem somos. Este símbolo será usado na criação de um novo logótipo".

O projeto, que fala de e para as mulheres, tinha um "único requisito": "Não queremos a utilização de palavras nem de letras. Escolheremos as 5 melhores propostas e esses trabalhos irão a votação no nosso Facebook Oficial. Desta forma, o logótipo final Maria Capaz será escolhido pelas suas leitoras e leitores. O autor ficará para sempre ligado a este projeto, será entrevistado por nós e terá honras de divulgação do seu trabalho nesta plataforma”.

Contudo, a onda de indignação gerou-se na rede social, uma vez que o anúncio não falava de uma compensação monetária ao candidato, o que muitos consideraram errado por parte das apresentadoras.

“No grupo de cronistas do site Maria Capaz estão várias pessoas que costumam lutar pelos direitos laborais. Esperemos que condenem este pedido editorial e peçam a sua eliminação”, escreve a Plataforma 'Ganhem Vergonha, entre outros comentários críticos e que seguem no mesmo sentido.

Após as receções negativas, as apresentadoras responsáveis pelo projeto, Rita Ferro Rodrigues e Iva Domingues, decidiram remover o anúncio com uma justificação.

“Esta manhã lançámos um desafio aos designers no sentido de criarem um símbolo Maria Capaz. O projeto vencedor seria remunerado. Surgiram algumas críticas no sentido de ser injusto não pagar a todas as pessoas que concorressem com os seus trabalhos. Esta é uma plataforma colaborativa e viva e nós ouvimos atentamente a opinião de quem nos segue", lê-se na nota publicada na página oficial no Facebook.

"Infelizmente, não nos é possível remunerar todas as pessoas que apresentem trabalhos para avaliação.Pedimos desculpas a todos aqueles que gostariam de participar, mas iremos desenvolver este projeto internamente e sem a interação da comunidade. Obrigada a todos”, termina o esclarecimento.

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório