Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
25º
MIN 12º MÁX 26º

Portugal deverá sair do programa de assistência em 2014

Portugal deverá sair do programa de assistência financeira em 2014, tal como previsto, mas os "problemas" deverão continuar a existir, segundo um estudo apresentado hoje, em Bruxelas.

Portugal deverá sair do programa de assistência em 2014
Notícias ao Minuto

12:14 - 16/05/13 por Lusa

Economia Estudo

De acordo com o documento do 'think tank' (grupo de reflexão) Bruegel, que avalia os programas de assistência financeira português, grego e irlandês, “parece provável” que Portugal saia do programa “no calendário previsto”, ou seja, em 2014, o que seria um “sucesso” para o país e para a ‘troika’.

No entanto, os autores do estudo - André Sapir, Guntram Wolff e Jean Pisani-Ferry – afirmam que a saída do programa da ‘troika’ (Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu) “não será o fim dos problemas de Portugal”, uma vez que a “economia continuará frágil”.

Durante a apresentação do estudo, o economista Guntram Wolff destacou o facto de os mercados estarem “relativamente otimistas” em relação a Portugal, mas disse que a “sustentabilidade económica e social” do programa de reformas “continua em dúvida”.

Em Portugal, o “principal problema” é o facto de, até ao momento, o programa de assistência não ter sido “bem-sucedido” na promoção do investimento”, lê-se no documento, de acordo com o qual, nesta matéria, o desempenho português “é muito pior do que o da Irlanda e apenas um pouco melhor do que o da Grécia”.

Crescimento “dececionante tornou os objetivos do défice inatingíveis”, dizem ainda os autores do estudo.

Por último, os autores documento afirmam que as reformas no mercado laboral português são “cruciais”, defendendo a necessidade de alterações depois do fim do programa de ajustamento.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório