Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Vendas de vinho do Porto em Portugal atingiram 68,5 milhões no 1.º trimestre

As vendas de vinho do Porto em Portugal no primeiro trimestre deste ano subiram 21,7% face a igual período de 2015, atingindo 10,9 milhões de euros, segundo avançou hoje à agência Lusa o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP).

Vendas de vinho do Porto em Portugal atingiram 68,5 milhões no 1.º  trimestre
Notícias ao Minuto

14:06 - 05/05/16 por Lusa

Economia Instituto

"O mercado nacional está-se a comportar muito bem, a crescer a dois dígitos", salientou o presidente do IVDP, Manuel Cabral, a respeito de uma ação de divulgação e de promoção interna daquele organismo, o Porto & Douro Wine Show, que terá lugar no sábado e domingo, no Mercado da Ribeira, em Lisboa.

O responsável referiu ainda que, no mesmo período, as vendas de vinhos do Douro com denominação de origem no mercado português chegaram aos 17,3 milhões de euros, o que corresponde a um crescimento de 18,2%.

"Em comparação com igual período do ano passado, podemos verificar que, em termos totais, registámos uma comercialização na ordem dos 28,2 milhões de euros, o que corresponde a um crescimento de 4,1% no volume de negócios e a 1,9% no preço médio", completou Manuel Cabral.

O presidente do IVDP referiu ainda que "a comercialização de vinhos da Região Demarcada do Douro em 2015 ultrapassou a barreira psicológica dos 500 milhões de euros (510,7)". Em regra, segundo frisou, é nos últimos meses do ano que as vendas atingem o seu pico.

"Isto parece indicar que estamos no bom caminho", concluiu, assinalando haver um crescimento sustentado também do preço médio.

Manuel Cabral frisou que são iniciativas como o Porto & Douro Wine Show, dentro e fora do país, que têm levado os vinhos do Porto e do Douro cada vez mais longe, "aumentando o conhecimento da sua versatilidade, criando novos hábitos de consumo" e contribuindo para que as vendas aumentem.

O evento contará com a participação de 20 produtores e um programa diversificado, permitindo distinguir os diferentes estilos e vinho do Porto e conhecer as "potencialidades de harmonização dos vinhos do Porto e do Douro com a gastronomia e a cozinha criativa".

[Notícia corrigida às 16h25]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório