Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Gigantes do petróleo esquecem fusão histórica

Dois dos maiores nomes da indústria petrolífera abandonaram o negócio acordado em 2014. Dificuldades para obter aprovação das autoridades de concorrência ditaram falhanço.

Gigantes do petróleo esquecem fusão histórica
Notícias ao Minuto

11:12 - 02/05/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Matérias-Primas

Mais de um ano depois, a Halliburton e a Baker Hughes decidiram deixar cair o acordo multimilionário que prometia juntar dois dos maiores nomes do petróleo mundial. A segunda e a terceira maiores petrolíferas dos Estados Unidos tinham chegado a um acordo de fusão em novembro de 2014, de forma a criar uma nova empresa detentora de 90% do mercado de petróleo e gás norte-americano. 

Em troca de 30,3 mil milhões de euros, a Baker Hughes aceitou ser absorvida pela Halliburton, mas mais de um ano depois as duas empresas foram forçadas a admitir o falhanço do negócio devido ao peso das autoridades da concorrência da União Europeia e Estados Unidos. 

"Apesar de ambas as companhias esperarem que a fusão proposta resultasse em benefícios para os consumidores, acionistas e investidores, os desafios em obter as aprovações regulatórias e as condições gerais da indústria comprometeram os números da fusão e levaram à conclusão que a abandonar o negócio é a melhor opção", revelou o presidente executivo da Halliburton numa declaração divulgada pela CNN Money. 

O presidete da Baker Hughes admitiu estar "desapontado", mas lembra que o negócio era "extremamente complexo" e no final, "não foi possível obter uma solução que eliminasse as preocupações dos reguladores". 

Nos Estados Unidos, o Departamento de Justiça bloqueou a fusão no início de abril afirmando que "eliminaria a competição, desvirtuaria o mercado e seria prejudicial aos consumidores"; a Comissão Europeia começou a analisar o negócio em janeiro, mas ainda não tinha divulgado qualquer decisão.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório