Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Mulheres na liderança ajudam a melhorar rentabilidade das empresas

Novo relatório publicado pelo Peterson Institute relaciona o domínio feminino das posições hierárquicas mais altas com o sucesso de companhias cotadas na bolsa.

Mulheres na liderança ajudam a melhorar rentabilidade das empresas
Notícias ao Minuto

11:45 - 09/02/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Estudo

A influência de mulheres não é por si só uma garantia de sucesso, mas a presença de líderes do sexo feminino em empresas de topo ajuda as empresas a aumentar a rentabilidade. Esta á a principal conclusão do estudo ‘Is Gender Diversity Profitable? Evidence from a Global Survey’, escrito por Marcus Noland, Tyler Moran e Barbara Kotschwar e publicado pelo Peterson Institute for International Economics.

Através da análise a quase 22.000 empresas em 91 países, os três investigadores descobriram que apesar de ainda existir uma enorme desigualdade entre géneros nas principais empresas, as mulheres são geralmente decisivas para conseguir lucros mais altos.

O impacto feminino é particularmente evidente quando as mulheres ocupam posições de liderança direta, como presidentes executivas, diretoras financeiras ou diretoras de operações. Apesar dos dados apontarem para uma maior probabilidade de sucesso com liderança feminina, apenas um terço das empresas analisadas têm mulheres na administração ou posições executivas, apenas 40% têm administradoras, apenas metade têm gestoras de topo e só 5% têm mulheres na presidência.

“O estudo levanta a questão: qual seria o impacto económico global caso mais mulheres subissem nas hierarquias?”, afirmou o presidente não-executivo da EY, empresa que financiou o estudo. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório