Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 26º

Decisões finais sobre fundações publicas em Diário da República

O Governo publicou esta sexta-feira em Diário da República as decisões finais sobre a extinção ou redução total ou parcial do apoio financeiro às fundações que estavam sob avaliação desde Setembro do ano passado.

Decisões finais sobre fundações publicas em Diário da República
Notícias ao Minuto

20:19 - 08/03/13 por Lusa

Economia Documento

O documento determina, por exemplo, a extinção definitiva da Fundação Cidade de Guimarães e a retirada de qualquer financiamento público a entidades como a Casa de Mateus, a Fundação Oriente e a Casa de Bragança.

O anexo publicado hoje ao final da tarde em Diário da República determina ainda a redução de 30% do investimento público a várias fundações, como por exemplo as de Serralves, Casa da Música e Culturgest.

O documento explicita a resolução final do Governo em relação a 423 fundações, divulgada no Conselho de Ministros de 28 de Fevereiro.

As propostas de decisão sobre as fundações já tinham sido aprovadas em conselho de ministros a 25 de Setembro, mas foi depois determinada uma fase de audiências prévias aos interessados, seguindo-se uma avaliação final de um grupo de trabalho.

A avaliação, segundo adianta o Governo em Diário da República, foi feita com base nas prioridades de cada sector, na premência da redução de despesa pública e na procura de equidade, tendo em conta a capacidade de autonomização das fundações.

O documento hoje publicado concretiza a resolução aprovada em Conselho de ministros no dia 28 de Fevereiro, quando foi anunciado que, das 423 fundações identificadas, 98 mantêm a actual relação com o Estado.

Das restantes, 132 vão ver alterado o seu financiamento, perdendo total ou parcialmente os apoios públicos, enquanto 193 - que não responderam ao censo feito no ano passado - deixam de contar com as transferências do Orçamento do Estado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório