Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

"A Grécia não pode sair do euro, mas vai ser muito complicado ficar"

“Todos ansiamos pelo fumo branco que vai permitir à Europa partir para a frente, mas esse momento está cada vez mais distante”, lamentou o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

"A Grécia não pode sair do euro, mas vai ser muito complicado ficar"
Notícias ao Minuto

23:24 - 07/07/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Santana Lopes

Processo de negociações entre gregos e credores tem sido “duro de mais, prolongado de mais e inexplicável em determinados momentos” considera Santana Lopes, comentando o caso na sequência da cimeira de líderes europeus, que decorreu esta tarde.

Em debate no programa ‘Frente a Frente’, na SIC Notícias, António Vitorino acrescentou que a dívida, o problema subjacente ao caso grego, “é um problema Europeu […] e resolvê-lo caso a caso é um mau caminho”.

Destacando a “vitória expressiva do ‘não’” no referendo grego, António Vitorino diz que Tsipras ganhou força, mas ainda não se sabe “o que fará com esta vitória”. Arrisca-se a defraudar as expetativas dos gregos caso não consiga aplicar essa força”, reiterou Santana.

“É algo assustador aquilo que estamos a viver […] já está a entrar “no campo do politicamente burlesco”, disse Santana Lopes, assumindo-se pessimista sobre a hipótese de ser alcançado um acordo aceitável para as duas partes.

Sobre a notícia de Bruxelas terá um plano detalhado para lidar com saída do euro, os dois comentadores mostraram-se pouco seguros de que este cenário esteja de facto preparado.

“A Grécia não pode sair do Euro, mas vai ser muito complicado ficar cá dentro”, admitiu Santana Lopes. A saída, diz por sua vez Vitorino, seria “uma fratura política de que não sairemos vivos”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório