Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Comprar ou arrendar casa? Eis a questão

Os portugueses optam cada vez mais por arrendar casa ao invés de comprar. A culpa é da carteira.

Comprar ou arrendar casa? Eis a questão
Notícias ao Minuto

08:02 - 18/06/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Habitação

Comprar ou arrendar casa? Eis a questão. A resposta é cada vez mais óbvia, mas não por opção do comprador/inquilino.

O mercado do arrendamento tem cada vez mais peso, segundo explicou ao Jornal de Negócios o presidente do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU). Contudo, essa opção seria muitas vezes colocada de parte se os portugueses tivessem dinheiro para comprar ou possibilidade de se financiar através do crédito.

Essa é a questão fundamental no momento de mudar de casa. Além da diminuição do poder de compra nos últimos anos, os bancos colocaram um travão na concessão de crédito, que deixou muitos sem outra saída que não o arrendamento.

“Temos de assumir com naturalidade a existência de uma cultura de casa para toda a vida que, no entanto, faz cada vez menos sentido, até pela forma como as pessoas vivem a sua vida hoje em dia”, explicou Vítor Reis.

Também os partidos se têm focado no arrendamento urbano, que aparece agora em vários discursos após passar por um processo de reforma.

Estima-se que o mercado do arrendamento sofra um pequeno retrocesso, mas que não chegará longe. “Com a banca mais disponível para o financiamento, os portugueses começam a optar pela compra ou a realizar as compras que tinham adiado”, afirmou o diretor-geral da ERA, Miguel Poisson.

Ainda assim, refere um recente relatório da APEMIP – Portal dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal que “dificilmente o mercado do crédito regressará ao dinamismo anterior à crise financeira internacional”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório