Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Yuan sobe ao quinto lugar das divisas mais utilizadas no mundo

A moeda chinesa, o yuan, tornou-se na quinta divisa mais utilizada para pagamentos internacionais, ultrapassando os dólares canadiano e australiano, anunciou hoje a sociedade financeira SWIFT.

Yuan sobe ao quinto lugar das divisas mais utilizadas no mundo
Notícias ao Minuto

11:57 - 28/01/15 por Lusa

Economia SWIFT

Há dois anos, em janeiro de 2013, o renminbi (RMB, a "moeda do povo", o nome oficial do yuan, ocupava o 13.º posto do mesmo ranking, pelo que a entrada no "top 5" reflete a sua rápida internacionalização, de acordo com um comunicado da SWIFT (Sociedade para as Telecomunicações Financeiras Interbancárias Globais).

Em dezembro último, a moeda chinesa atingiu, em termos de valor, a quota recorde de 2,17 por cento nos pagamentos mundiais, logo a seguir ao iene japonês, que ocupava uma fatia de 2,69%.

O montante total dos pagamentos em yuan cresceu 102% no ano passado, ou seja, acima da média de crescimento anual global de 4,4% de todas as divisas, indica o mesmo comunicado.

Este progresso confirma a sua transição de uma moeda de pagamento emergente para uma divisa de pagamento usual no mundo dos negócios", comentou Wim Raymaekers, responsável pelos mercados bancários da SWIFT, citado pela agência AFP.

No topo do ranking mantém-se o dólar norte-americano, com uma quota de 44,64% nos pagamentos internacionais em dezembro, seguido do euro (28,3%) e da libra esterlina (7,92%), segundo os dados da SWIFT.

Pequim não esconde a sua ambição de acelerar o uso da sua moeda além-fronteiras e de torná-la numa divisa internacional à altura do seu título de segunda maior potência económica do mundo.

A China tem assinado um conjunto de acordos para trocar o yuan mais livremente em praças financeiras como Singapura, Londres e a zona euro, e está a abrandar o controlo cambial no âmbito do processo de liberalização económica em curso no país, embora continue a controlar o seu valor receando fluxos descontrolados de capital.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório