Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Bolsa de Lisboa em alta alinhada com principais praças europeias

O principal índice da bolsa portuguesa, o PSI20, estava hoje ao início da manhã em alta, alinhado com as principais praças europeias.

Bolsa de Lisboa em alta alinhada com principais praças europeias
Notícias ao Minuto

09:42 - 22/12/14 por Lusa

Economia PSI20

Cerca das 09:10, o PSI20, que inclui agora apenas 18 empresas, estava a subir 1,32% para 4.944,79 pontos, com 17 cotadas a negociarem em terreno positivo e uma estável.

As ações da Mota-Engil, Teixeira Duarte e Semapa eram as que registavam maiores valorizações, estando a subir 3,89%, 3,75% e 2,93%, respetivamente.

Os títulos da Mota-Engil, Teixeira Duarte e Semapa estavam a valer 2,645 euros, 0,719 euros e 10,00 euros, respetivamente.

As ações da Portucel, Altri e EDP também estavam a avançar, a registar valorizações superiores a 1,6%.

Entretanto, as principais bolsas europeias abriram hoje em alta, numa sessão que se prevê calma, na véspera da segunda tentativa para eleger o presidente da República da Grécia.

Em Nova Iorque, Wall Street encerrou na sexta-feira em alta, com o Dow Jones a subir 0,15%, para 17.804,80 pontos, depois de ter subido, a 05 de dezembro, até aos 17.958,79 pontos, um máximo histórico desde que foi criado há 128 anos.

Ao nível cambial, o euro abriu hoje em baixa no mercado de divisas de Frankfurt, a cotar-se a 1,2254 dólares, contra 1,2266 dólares no fecho de sexta-feira.

A situação na Grécia e na Rússia, bem como a evolução do preço do petróleo, continuavam hoje a atrair a atenção dos investidores, na véspera do Parlamento grego fazer uma segunda tentativa para eleger o presidente da República.

Em relação aos preços do barril de petróleo, que já caíram mais de 46% desde junho, estes estavam hoje a inverter a tendência, tendo aberto em alta.

Um excesso de oferta mundial de petróleo é a causa principal da sustentada queda dos preços, entretanto acelerada pela decisão dos ministros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) de não reduzir o nível da produção conjunta, adotada a 27 de novembro em Viena.

Na Rússia, o presidente, Vladimir Putin, afirmou na quinta-feira que a crise monetária - sem precedentes desde que chegou ao poder, há 15 anos, - estará terminada no máximo dentro de dois anos

Ao contrário das últimas sessões, o barril de petróleo Brent para entrega em fevereiro abriu em alta, a cotar-se a 62,23 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, mais 1,38% do que no encerramento da sessão anterior.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório