Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Coimbra aprova orçamento de 91 milhões para 2015

A Assembleia Municipal de Coimbra aprovou hoje o orçamento da Câmara para 2015 no valor de 91,2 milhões de euros, menos cerca de 28 milhões de euros que o montante previsto no orçamento de 2014.

Coimbra aprova orçamento de 91 milhões para 2015
Notícias ao Minuto

22:43 - 26/11/14 por Lusa

Economia Assembleia da República

Considerando a empresa municipal Águas de Coimbra (que terá em 2015 um orçamento de quase 33 milhões de euros), os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos (cujo orçamento ronda 18 milhões de euros), e o parque tecnológico IParque (cerca de três milhões de euros), o orçamento global do município atinge 146 milhões de euros.

A proposta de orçamento apresentada pelo executivo municipal obteve 23 votos favoráveis da maioria socialista, 22 abstenções da coligação PSD/PPM/MPT, da CDU e da representante do CDS-PP e quatro votos contra do movimento Cidadãos Por Coimbra (CPC) e de um presidente de junta de freguesia social-democrata.

O orçamento da Câmara hoje aprovado pela Assembleia Municipal destina quase 29% do seu valor ao "planeamento, reabilitação e qualificação urbana" e perto de 28% à área da "coesão territorial e desenvolvimento socioeconómico".

Um quarto do valor global do orçamento da autarquia será aplicado na "cidade solidária e saudável", rubrica que contempla, designadamente, a descentralização e apoio às juntas de freguesia, "função social do transporte público", ação social e família e apoio ao munícipe.

Educação, deporto, tempos livres e cidadania absorverão cerca de 16% do orçamento camarário, que, por outro lado, disponibiliza 2,5% dos 91,2 milhões para a "valorização e promoção cultural".

A água e o saneamento básico, os transportes públicos, a conclusão do centro de convenções e congressos no Convento de São Francisco e seu equipamento (perto de 11,4 milhões de euros), a educação (quatro milhões de euros), a habitação social (1,6 milhões de euros) e a requalificação da zona classificada Património da Humanidade (700 mil euros) constituem os maiores investimentos da autarquia em 2015.

O orçamento dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), que não dispõem de qualquer apoio da administração central -- como foi sublinhado, durante a sessão, designadamente pelo presidente do município, o socialista Manuel Machado, e por eleitos de diferentes bancadas com assento naquele órgão --, foi aprovado com os votos favoráveis do PS e da CDU.

Os eleitos da coligação PSD/PPM/MPT e a representante do CDS-PP abstiveram-se e os membros do CPC votaram contra o orçamento proposto pela Câmara para os SMTUC, que investirão no próximo ano, na "renovação da frota e no custo social do transporte", cerca de nove milhões de euros.

A proposta de fixar a taxa do IMI (imposto municipal sobre imóveis) em 0,35% foi aprovada sem qualquer abstenção e com os votos contrários da representante do CDS-PP e do eleito do MPT (que integra a coligação PSD/PPM/MPT), que defenderam que aquela percentagem deveria ser mais baixa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório