Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Governo tentou vender a TAP até ao último minuto

O Executivo tentou vender a TAP até à última hora e as últimas negociações com o milionário Germán Efromovich para exigir garantias bancárias decorreram ainda durante o Conselho de Ministros de ontem, escrevem o Público e o Diário de Notícias esta sexta-feira.

Governo tentou vender a TAP até ao último minuto
Notícias ao Minuto

08:05 - 21/12/12 por Notícias Ao Minuto

Economia Privatização

O Governo chumbou ontem a venda da TAP ao empresário Germán Efromovich, mas as negociações para que o processo avançasse decorreram até ao último minuto, ainda decorria a reunião do Conselho de Ministros onde o Executivo decidiu não vender a companhia aérea ao dono do grupo de aviação Avianca.

De acordo com o Diário de Notícias, o Executivo esteve até à última hora para receber as cartas dos bancos a garantirem que havia condições para realizar a operação, incluindo a capacidade de pagar ao Estado os 35 milhões de euros, os compromissos da dívida e a recapitalização da empresa, mas as garantias não chegaram.

Também o Público escreve que o Governo de Passos Coelho tentou “até ao último minuto” um acordo com o empresário colombiano-brasileiro, que até se nacionalizou polaco (por herança dos pais) só para comprar a TAP. De acordo com o jornal, houve negociações de última hora durante o Conselho de Ministros para convencer Efromovich a apresentar provas de que conseguia concretizar a oferta que fez pela companhia, de cerca de 1,5 mil milhões de euros.

O Público adianta que passavam 15 minutos das 14h quando o telefone de Efromovich tocou na Colômbia e o milionário foi informado pelo secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, e pela secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque, numa conversa de dez minutos, que o negócio não seria consumado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório