Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

Redução de desemprego deve-se a "maior dinâmica empresarial"

O ministro da Economia, António Pires de Lima, congratulou-se hoje com a descida da taxa de desemprego de 13,9% em agosto para 13,6% em setembro, justificando a queda com a "maior dinâmica da atividade empresarial".

Redução de desemprego deve-se a "maior dinâmica empresarial"
Notícias ao Minuto

19:00 - 31/10/14 por Lusa

Economia Pires de Lima

"É com uma especial satisfação, embora ainda sintamos que há imenso caminho por percorrer, que hoje soubemos que depois de ter atingido um máximo de 17,7% nos primeiros meses de 2013, o desemprego está a cair há 20 meses consecutivos e desceu de 13,9% em agosto para 13,6% em setembro", afirmou Pires de Lima.

Segundo divulgou hoje o Eurostat, a taxa de desemprego em Portugal voltou a descer em setembro para 13,6%, valor abaixo dos 13,9% registados em agosto e menos 2,1 pontos percentuais do que os 15,7% de há um ano.

"Só através da maior dinâmica da atividade empresarial é possível explicar esta queda do desemprego, que tem correspondência na criação líquida de emprego ao longo dos últimos 12 meses. Não é integral, mas uma boa parte desta queda do desemprego tem a ver com a capacidade das empresas terem criado quase 100.000 postos de trabalho líquidos ao longo dos últimos 12 meses", afirmou.

Pires de Lima discursava na apresentação do programa de apoio a pequenas e médias empresas Advance Santander, que foi hoje apresentado pelo banco em Lisboa.

Segundo o presidente executivo do banco Santander Totta, o programa prevê o lançamento de "um fundo de 50 milhões de euros, que poderá crescer, para apoiar [as pequenas e médias empresas] em termos de capitais permanentes", linha que será utilizada através de empréstimos subordinados a prazos mais largos.

"Muitas vezes as empresas partem para investimentos mas a relação capitais alheios capitais próprios faz com que não consigam efetivamente fazer esse investimento. Nesse sentido, nós criamos uma linha que não é uma linha de capital; nós não queremos ser sócios de empresas: o nosso negócio é banca, é dinheiro, não é interferir na gestão das empresas.

Além deste fundo, o programa Santander Advance prevê também soluções não financeiras, como a disponibilização de 1.500 bolsas de estágio (num valor que será totalmente suportado pelo banco), a criação de parcerias de formação com universidades e o lançamento de um portal de internacionalização, entre outros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório