Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Executivo faz vontade a Carlos Costa e dá mais poderes ao BdP

O Banco de Portugal (BdP) vai ter, a partir de meados de outubro, poderes inéditos concedidos pelo Governo, de acordo com o Observador. Tal desejo já tinha, aliás, sido manifestado pelo governador do BdP, Carlos Costa.

Executivo faz vontade a Carlos Costa e dá mais poderes ao BdP
Notícias ao Minuto

19:31 - 23/09/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Banca

É intenção de Carlos Costa reivindicar mais poderes para o Banco de Portugal, quando for ouvido no Parlamento no âmbito do caso BES.

E, ao que o Observador avança esta terça-feira, o banco central vai mesmo ter mais poderes a partir de meados de outubro, no seguimento da aprovação, no dia 11 desse mês, de um decreto-lei por parte do Governo.

De entre os poderes concedidos ao Banco de Portugal há alguns que são inéditos e vão mais além das recomendações europeias. Entre eles encontra-se a possibilidade de a instituição liderada por Carlos Costa impedir administradores de exercerem funções e afastar outros, caso haja alguma acusação contra si, ainda que não provada.

Tal deriva do facto de serem restringidos os critérios a que os administradores têm de obedecer para serem autorizados a exercer funções.

Além disso, apurou o Observador junto de fonte governamental, vão ser introduzidos requisitos de liquidez rigorosos e definições de capital dos bancos mais restritas.

O Banco de Portugal vai, ainda, poder aplicar mais facilmente sanções aos bancos, já que as razões que levam os bancos a ser multados vão agravar-se. Também o prazo para que as infrações prescrevam vai ser alargado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório