Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Banco de Fomento arranca no último trimestre com capital de 100 milhões

A Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), conhecida como Banco de Fomento, inicia operação gradualmente a partir do último trimestre deste ano, com um capital inicial de 100 milhões de euros, anunciou hoje o ministro da Economia.

Banco de Fomento arranca no último trimestre com capital de 100 milhões
Notícias ao Minuto

17:27 - 11/09/14 por Lusa

Economia IFD

O Governo aprovou hoje a criação e aprovação dos estatutos do Banco de Fomento, um dia depois de o Banco de Portugal (BdP) ter dado luz verde à nova instituição pública de crédito.

"De início vai ser dotada de um capital de 100 milhões de euros, valor que poderá crescer em função das suas necessidades", declarou Pires de Lima no final do Conselho de Ministros, advertindo que o Banco de Fomento terá "uma função ao nível do investimento anti cíclico".

A administração do Banco de Fomento, que terá sede no Porto, será composta por sete a nove membros, dos quais dois a quatro serão executivos e os restantes não executivos.

Terá ainda três membros fixos no conselho de auditoria, seguindo o modelo anglo-saxónico, adiantou o governante.

Pires de Lima lembrou que o financiamento à economia e, em particular, às pequenas e médias empresas (PME) se ressente "em momentos de recessão ou estagnação económica", "acabando por ampliar esse movimento".

Por isso, acrescentou, "é normal que se sinta mais a sua atuação quando a economia está em recessão ou estagnação".

Ainda assim, defendeu o ministro, "o tema do financiamento à economia, nomeadamente às PME, é muito relevante para a consolidação da recuperação económica".

O Governo entregou em maio o pedido de autorização para a criação da IFD ao Banco de Portugal, que tinha seis meses para se pronunciar.

A comissão instaladora do IFD é liderada pelo antigo diretor-geral do Millennium investment banking, Paulo de Azevedo Pereira da Silva, e mantém como vogais Carla Chousal, ex-administradora da RTP e do BPI, e Nuno Miguel Soares, que também integrou a direção do BCP.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório