Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Portugueses nunca estiveram tão pessimistas

A confiança dos consumidores portugueses “diminuiu significativamente” entre Setembro e Novembro, atingindo o valor mais baixo de que há registo este mês, revelou esta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE). No mesmo sentido, também o indicador de clima económico “se agravou de forma expressiva” para um mínimo histórico em Novembro.

Portugueses nunca estiveram tão pessimistas
Notícias ao Minuto

11:05 - 29/11/12 por Eudora Ribeiro

Economia INE

O INE revelou hoje que o indicador que acompanha a confiança dos consumidores portugueses “diminuiu significativamente entre Setembro e Novembro” até aos 59 pontos negativos, o nível mais baixo da série.

De acordo com as explicações do INE, foram sobretudo as perspectivas sobre a evolução da situação económica do País e da situação financeira do agregado familiar que mais contribuíram para o agravamento do indicador de confiança, apesar dos “contributos negativos de todas as componentes”.

No mesmo sentido, também o indicador de clima económico “se agravou de forma expressiva nos últimos três meses”, registando em Novembro o valor mais baixo da série, nos 5 pontos negativos.

O INE explica que neste indicador se registou “uma redução dos indicadores de confiança da Indústria Transformadora, da Construção e Obras Públicas e dos Serviços, enquanto o indicador relativo ao Comércio apresentou alguma recuperação”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório