Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

BPI quer devolver ao Estado mais 420 milhões de euros

O BPI vai pedir autorização para devolver os restantes 420 milhões de euros de obrigações subordinadas de conversão contingente ('CoCo bonds') subscritas pelo Estado, o que, a ser concretizado, significa que deixará de existir qualquer capital público na instituição.

BPI quer devolver ao Estado mais 420 milhões de euros
Notícias ao Minuto

20:27 - 23/04/14 por Lusa

Economia Obrigações

No comunicado do BPI hoje divulgado, em que o banco informa do prejuízo de 104,8 milhões de euros no primeiro trimestre, é dito que "o Conselho de Administração do Banco BPI deliberou solicitar às autoridades competentes um pedido de reembolso da totalidade dos 'CoCo' ainda detidos pelo Estado (420 milhões de euros)".

Desde que, em junho de 2012, o Estado injetou 1500 milhões de euros no BPI, para o recapitalizar, que o banco tem manifestado pressa em antecipar o pagamento de 'CoCo' já que, além de significarem intervenção estatal na instituição, implicam o pagamento de juros.

Na mesma nota hoje divulgada, o BPI diz que, entre janeiro e março, ascendeu a 18,2 milhões de euros o valor gasto com os juros das chamadas 'CoCo bonds'.

Em março, o BPI devolveu ao Estado 500 milhões de euros das 'CoCo bonds', reduzindo para 420 milhões de euros o empréstimo estatal concedido em 2012, valor que agora quer pagar na totalidade, o que a ser concretizado significa o fim do dinheiro público na instituição, assim como da intervenção estatal.

O BPI divulgou ainda hoje que, após o reembolso dos 420 milhões de euros, ficará com um rácio de capital 'Core Tier 1' (medida de solvabilidade de um banco) de 7,4% com todas as regras de Basileia III implementadas, superior ao mínimo de 7% exigido pela Autoridade Bancária Europeia.

O banco refere ainda que ficará com um rácio 'Core Tier 1' de 11,1% ao abrigo das normas do período de transição para Basileia III, neste caso acima do valor de 8% definido pelo Banco Central Europeu (BCE) no exame aos bancos que está a realizar.

Estes rácios ainda não incorporam as operações de otimização de capital que o BPI quer realizar.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório